Na terça-feira, as famílias do Berçário, Grupos 1 e 2 foram recebidas no Pátio Verde para um primeiro momento de conversa. A pediatra Flávia Bello falou sobre a Creche como lugar de saúde e vida e  sobre a importância dos cuidados preventivos.

Em seguida, o psicólogo Daniel Senos destacou alguns pontos do desenvolvimento, característicos dessa faixa etária.

Silvia Neli Barbosa, assessora pedagógica, falou sobre a infância, sobre a filosofia da Creche e sensibilizou a todos com a exibição da animação “Piper”.

Em um segundo momento, os Grupos se dividiram em espaços reservados e as professoras apresentaram através da exibição de slides as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano. Junto ao Grupo 2, a professora Clarisse abordou as diretrizes para o desenvolvimento das Oficinas de Arte, que passam a fazer parte da grade horária da turma.

Quarta-feira foi o dia dos encontros com os Grupos 4 e 5. No Ateliê, as famílias foram recebidas com as falas de Rachel, coordenadora de Inglês, e Silvia, assessora pedagógica. Rachel apresentou a proposta para o ensino da Língua Inglesa para as crianças desses Grupos, destacando a importância do “listening”, as dinâmicas com música, literatura e as tarefas.

Foi exibida a animação “Alike”, a partir da qual todos refletiram sobre o desenvolvimento das propostas pedagógicas do Jabuti e que o aprendizado passa pela experiência, tem que ter vida e alegria.

Depois, pais e mães tiveram com as respectivas professoras um espaço para apresentar e trocar as experiências vividas pelas crianças e o trabalho que será desenvolvido em 2023. Clarisse participou do encontro com o Grupo 5 e falou sobre os caminhos de construção para a peça de Formatura.

Sexta-feira aconteceram as reuniões com as famílias dos Grupos 3A e 3B. No Ateliê, todos foram recebidos por Silvia, que distribuiu lenços vermelhos e propôs o uso da criatividade para transformá-los. Na sequência, leu o livro “O lenço”, de Patrícia Auerbach. Dessa forma, foi possível se aproximar um pouquinho do momento característico da faixa etária, com o desenvolvimento do pensamento divergente, e da proposta do Jabuti de incentivo e estímulos para esse desenvolvimento. Raquel, professora da Kombotânica, e Felipe, professor da Oficina do Movimento, também participaram da reunião, falando sobre os objetivos e propostas das Oficinas.

Em seguida, os Grupos se dividiram e através de slides, as professoras conversaram sobre as atividades vivenciadas até o momento, as que serão desenvolvidas ao longo do ano, as características das turmas e os interesses que têm sugerido novos temas.

Para nós, esses momentos com as famílias são de trocas muito ricas e significativas. Agradecemos muito a presença de todos! Até a próxima reunião!

Comments are closed