Crianças curiosas e interessadas em uma boa história, um bom livro com ilustrações do Ziraldo, ovos, farinha, aveia, leite, açúcar, manteiga, banana, fermento e “pedacinhos de lobo”. Esses foram os ingredientes do “Bolo de Lobo Fofo”, feito pelo Grupo 2 na última quarta-feira.
Após entrarem em contato com o livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque com ilustrações de Ziraldo, as crianças da turma vivenciaram momentos em que experimentaram os sentimentos da personagem principal. A história foi lida, relida, dramatizada, contada e recontada com adereços, como um chapéu amarelo que se transformava em uma tigela para bater o bolo, colher de pau e um fantoche de Lobo. Um Lobo que de tanto repetir seu nome – LO-BO LO-BO LO-BO-LO-BO-LO BO-LO BO-LO – acaba se transformando em um bolo.
A ação de comer o bolo simbolicamente levou a uma proposta para que o Grupo preparasse um bolo. Pela manhã, as crianças se reuniram no refeitório com a Equipe do Grupo 2 e a professora de Artes, separaram os ingredientes, folhearam o livro, “pegaram” pedacinhos do fantoche de Lobo para colocar na massa e colocaram a mão na massa. “O que nós vamos fazer, Grupo 2?”, perguntou a professora Vavá. “Um Bolo de Lobo Fofo”, respondeu uma das crianças, dando nome, assim, à receita!
À tarde, na companhia do amigo lobo, as crianças devoraram a guloseima na hora do lanche! Se alimentaram de bolo, de lobo, de história, de brincadeira, de sentimentos…
Quais serão as próximas invenções do Grupo 2? Fiquem atentos!
Comments are closed