As crianças do Grupo 5 têm andado muito interessadas pelas letras e pelas palavras. Foi pensando em ampliar cada vez mais o envolvimento com o universo da leitura e da escrita que, junto com a professora Eunice, escolheram o novo tema a ser pesquisado: “Brincando de ler e escrever.” A proposta consiste em observar as características de alguns portadores de textos, como histórias em quadrinhos, informativos e receitas, e, posteriormente, criar outros textos, tendo como fio condutor a brincadeira e a diversão!

Para começar, o primeiro portador escolhido para pesquisa foi a História em Quadrinhos. O Grupo leu alguns gibis da Turma da Mônica e identificou suas características. Em seguida, a partir de tirinhas do Maurício de Souza, criou narrativas autorais tendo a professora Eunice como escriba.

Para homenagear as mães, a turma teve a ideia de criar suas próprias HQs. Divididas em pequenos grupos, as crianças escolheram figurinos, cenário e fizeram encenações que foram fotografadas e impressas em grandes papéis. A sequência de imagens ganhou uma história escrita pelas próprias crianças. “A gente está começando a ler e escrever”, conta empolgada uma delas, mostrando as tirinhas expostas nas paredes da Sala. Agora o Grupo está criando mais uma HQ coletivamente.

Continuaremos acompanhando o Grupo 5 e em breve traremos novidades!