Na última quarta-feira, dia 01 de dezembro, os Grupos 2, 3, 4 e 5 deram início ao Calendário do Advento.
O primeiro dia da contagem regressiva para o Natal foi marcado pela apresentação do Calendário feita pelas crianças do Grupo 5: “O Calendário é uma contagem pra gente esperar o Natal”, disseram algumas e, ao serem indagadas pela professora sobre o que é o Natal, outras responderam: “Natal é amor”, “É alegria”, “Paz”.
Elas também trouxeram o livro “Alvinho e os presentes de Natal”, de Ruth Rocha, para compartilhar com os amigos. Na parte da manhã, Eunice, professora do Grupo, leu a história para todos os presentes. À tarde, a turma recontou-a com suas palavras e fez uma reflexão sobre o consumismo nessa época do ano, que a data “não é só pra ganhar presente”.
As crianças do Grupo 4, de manhã, cantaram “Brilha brilha, Estrelinha” e contaram com a participação de todos, que somaram suas vozes ao coro.
À tarde, Hamilton, professor de Música, se juntou aos grupos com seu instrumento Ukulele e, além dessa canção, entoou outras do repertório natalino, como “Pinheirinho de alegria” e “Deixei meu sapatinho”.
Na sexta-feira, dia 03 de dezembro, foi a vez do Grupo 3 conduzir o momento do Calendário na parte da manhã. Uma das crianças deu a idéia de fazer uma pomba branca escrita “Alegria”. Vavá, professora do grupo, confeccionou a pomba que carrega uma faixa com a palavra sugerida e todas as crianças deixaram suas marcas nela. Para os outros Grupos, falaram em voz alta as suas palavras: “Alegria”, “Natal”, “Amor”, “Carinho”, “Brincar”. Depois, colocaram a pomba no envelope do Calendário e desejaram que essas palavras e sentimentos estejam presentes no Natal de todos. Os pequenos também aprenderam a fazer o símbolo da pomba da paz com as mãos e convidaram a todos para fazer também.
O momento foi encerrado com um forte e caloroso “Feliz Natal!” do Grupo 4.
À tarde, o Grupo 2A apresentou um símbolo marcante nessa época: a árvore de Natal. A professora Janayna explicou o porquê de o Pinheiro ser a árvore que sempre é enfeitada, contando que, mesmo em invernos rigorosos em países muito frios, o Pinheiro fica sempre verde, com folhas; uma das crianças do Grupo 5 logo completou, “Como no Polo Norte!”. A turma 2A também levou material para todos decorarem juntos algumas Árvores para enfeitar o Pátio Verde. E o Grupo 4 encerrou o encontro com o seu “Feliz Natal!”
Comments are closed