Aqui no Jabuti continuamos em nossa caminhada rumo à mudança de hábitos para atitudes mais sustentáveis. Essa semana realizamos mais uma ação neste sentido com a entrega de sacolas retornáveis para as crianças, feitas com plásticos reutilizados. O material iria ser descartado por não estar mais em bom estado e não servir mais aos propósitos para os quais foi adquirido, como para a proteção em alguns experimentos ou como suporte para as produções das crianças em Feiras do Livro. Preocupada com os impactos desse descarte, a professora Clarisse teve a ideia de fazer as sacolas, recortando, reaproveitando e costurando as partes que ainda estavam boas para o uso.

As sacolas são identificadas com uma tag contendo o nome, foto e o Grupo de cada criança. Foram pensadas para o envio das produções feitas pelas crianças para suas casas e devem sempre retornar para a Creche.

Na última quarta-feira, as bolsas foram entregues nas turmas e todas as crianças, do Grupo1 ao Grupo 5, ficaram muito felizes em se reconhecerem e reconhecerem os amigos nas tags. Uma das crianças do Grupo 4, ao receber a sacola falou: “Você reciclou o plástico.”. Uma das crianças do Grupo 5, ao ouvir Eunice anunciar que Clarisse chegava com uma “novidade interessante”, observou e perguntou: “Mas o que tem de interessante em um pano, umas cartinhas e essas sacolas?”. E outra logo respondeu: “É uma Ecobag. Minha mãe tem para não ficar gastando plástico do mercado. Mas as cartinhas e o pano eu não sei.”. Com essa introdução de conversa, Clarisse explicou sobre a ideia, o processo de confecção, apresentou as tags de identificação e o pano, entregue apenas para limpar as sacolas.

Comments are closed