Nessa sexta-feira, encerrando a programação da XXXII Feira do Livro, tivemos um encontro virtual com a Thais Braga, autora do livro “A carta que transportava saudade”. Thais compartilhou sobre o nascimento da ideia para o livro com as crianças dos Grupos 3, 4 e 5.
Em seu relato, contou que decidiu colocar no papel o que vivenciava com sua filha em casa. Elas vivem atualmente na Inglaterra e a saudade da família, que ficou no Brasil, é muito grande. A partir da conversa e da leitura do livro, a autora abriu espaço para que cada uma das crianças pudesse compartilhar do que ou de quem sentem saudade: “Eu sinto saudade dos meus primos que moram em Portugal”, disse uma das crianças. “Eu sinto saudade dessa cachorrinha”, disse a terceira, mostrando seu desenho; e completou: “Ela já morreu”. “Eu senti saudade da minha mãe quando ela pegou Covid e eu tive que ficar com a minha avó”. Outras crianças também recordaram de avós e tios já falecidos e expressaram suas saudades em cartas escritas e desenhadas.
Thais teve uma escuta muito sensível e acolhedora com os pequenos, que participaram da conversa com muito interesse e curiosidade: “Você mora onde tem rei, rainha e príncipe?”, indagou uma criança, e após a resposta afirmativa, quis saber: “Algum deles está aí na sua casa?”. Após a resposta negativa, ainda ficou na dúvida: “Mas você não mora no mesmo lugar que eles? Como eles não estão aí?”. Dimensionar a distância realmente pode ser bem difícil, mas todos compreenderam e expressaram a saudade de forma tão singular. E assim, encerramos com chave de ouro mais uma Feira do Livro feita com muita dedicação e carinho pela e para as crianças do Jabuti.
Comments are closed