“O que será que tem no Saco Surpresa?”. Essa é a pergunta que tem despertado a curiosidade dos bebês do Grupo 1. É que, toda semana, uma ou duas delas levam para casa um saco, customizado pelo Grupo com pintura em TNT. Em casa, junto com a família, escolhem algum ou alguns objetos significativos para trazer para a Creche e compartilhar com os amigos.

A atividade, proposta no desenvolvimento do tema “Quem somos nós?”, tem envolvido a turma e as famílias, que trazem e compartilham a importância e representatividade de cada objeto escolhido. Mães e pais trouxeram essas informações por escrito e/ou em conversas com a professora Mariana. Já as crianças contam de forma verbal e gestual a importância dos objetos para elas.

Uma delas, por exemplo, trouxe um porta-retrato com uma foto da família. Quando pegou o objeto do Saco Surpresa, ficou olhando fixamente para ele com os olhos brilhando! Depois, apontando, identificou seus familiares.

Outra, trouxe um macaco e ficou muito feliz ao mostrá-lo para os amigos, falando “Caco, caco!”.

Uma terceira criança trouxe tantos objetos que o saco chegou a rasgar! Dentro dele, trouxe uma foto da família, histórias, um pandeiro e até um brócolis! Todos ítens importantes para ela! Na semana anterior à ida do Saco Surpresa para casa, ela havia perguntado para a auxiliar Rebeca, na hora do almoço, se teria brócolis no cardápio! Quando o professor Hamilton chegou na Sala para o Momento Musical, ela logo pegou seu pandeiro no Saco para tocar junto!

“Normalmente, eles pegam seus objetos e ficam olhando. Esse movimento é característico das crianças do Grupo 1. Mas, neste momento, eu converso com eles que é legal compartilhar e ofereço essa opção. Alguns aceitam e gostam de mostrar para os amigos. Outros não querem, preferem ficar com seus objetos só para si. E tudo bem.”, nos conta Mariana.

A proposta ainda está acontecendo no Grupo 1. Fiquem atentos e acompanhem as novidades!