Hoje pela manhã, as crianças do Grupo 3A fizeram um passeio à Praça Hans Klussmann, acompanhadas pelo Renan, professor da Kombotânica. A proposta teve como objetivo ampliar as pesquisas da turma sobre “Rios”. 

Lá elas conheceram bem de perto o Rio Trapicheiros, que vem da Floresta da Tijuca. “De onde vêm os rios?”, ele perguntou. “Das nascentes!”, responderam algumas crianças. Elas observaram os formatos das pedras, moldadas pelo próprio movimento das águas. Aprenderam que não devemos levar as pedras que encontramos para casa, que podemos até pegá-las e brincar com elas, mas, antes de ir embora, precisamos devolvê-las para o rio.  Renan também contou que, quando chove, o volume de água aumenta, o “rio sobe” e ocupa mais espaço, atingindo inclusive o lugar onde elas estavam pisando.

Uma das crianças comentou: “Esse rio parece que está poluído.”. E Renan explicou: “Parece que o rio está poluído por causa das folhas das árvores que caíram. Mas olhem em volta. Não tem muitas árvores em volta? As folhas das árvores não caem naturalmente? Então, quando as folhas caem, elas acabam caindo dentro do rio também. Só que essas folhas não sujam os rios. Elas ajudam, com o tempo, a deixar o rio mais limpo e também viram comida para as minhocas. Lembram que a gente fez uma composteira lá na Creche? Lembra que a gente deu folhas secas para elas comerem? Então…”. As crianças ouviram atentamente e foram concordando e se lembrando das atividades já desenvolvidas no Jabuti. Por fim, concluíram: o que polui os rios é jogar plástico, vidro…

As crianças também aproveitaram para brincar das esculturas de animais da Praça. 

Vejam como foi esse passeio!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *