O abacaxi tem coroa, mas não é rei. A laranja é pêra. Tem a banana-maçã, mas queremos a prata. Tem o melão pele de sapo… Seria o amarelo um melão “pele de girafa”, disse uma criança? Tem ainda a melancia amarela por dentro! A visita das crianças do Grupo 3B ao Hortifruti foi marcada por adivinhas, trocadilhos e descobertas. A turma foi ao local com um objetivo: comprar os ingredientes para preparar uma salada de frutas. Iniciativa que surgiu das próprias crianças do Grupo. 

O passeio foi um prato cheio para observar uma grande variedade de frutas e conhecer uma porção delas, descobrindo muitas curiosidades. 

Durante todo o tempo, Juliana, nutricionista da Creche, acompanhou a turma. Para cada nova fruta da lista a ser escolhida, uma adivinha: “A próxima fruta é grande, redonda, é verde por fora e vermelha por dentro, cheia de carocinhos.”. “É a melancia!”, disse uma criança. 

Mas a melancia que escolheram é amarela por dentro, a mesma que uma das meninas do Grupo havia dito que comia em casa com o pai. 

Além de procurarem e encontrarem os ítens da lista de compras, Juliana também ensinou a ver quando as frutas estão maduras e prontas para consumo: “O abacaxi tem essa coroa. A gente tem que puxar uma folhinha daqui de cima. Se ela sair fácil é porque está maduro.”. Em outra gôndola, revelou: “Para ver se o melão está maduro, temos que apertas o bumbum dele. Se estiver macio, está maduro.”. 

As crianças também descobriram uma balança pendurada e pediram ajuda para pesar algumas frutas.

De volta à Creche, na parte da tarde, foi o momento de descascar e cortar as frutas. “As cascas servem para quê?”, perguntou Simone. “As cascas a gente pode dar para as minhocas comerem.”; “Para cuidar das terras, para ficar saudável, para as árvores crescerem fortes!”; “As cascas viram ‘adubulo’ (adubo)!”, disseram as crianças. “Mas a rede do melão não pode, senão as minhocas vão ficar presas.”, disse outra. 

O tamanho do corte das cascas também entrou em discussão. “Simone, a casca está muito grande. As minhocas comem a casca menor.”, disse outra criança. E, assim, com as cascas cortadinhas, o Grupo se dirigiu à composteira, feita pelas turmas dos Grupos 3 ao 5, durante as atividades da Kombotânica, junto com o professor Renan.

Sexta, como culminância do tema “Pesos e Medidas”, as famílias do Grupo foram convidadas a saborear a receita na chegada ao Jabuti. Os amigos do Grupo 2 também visitaram a Sala do Grupo para experimentar o preparo, assim como algumas professoras de outras turmas.
Vejam como foram essas experiências! 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *