A função social da matemática é o ponto que está sendo trabalhado com as crianças do Grupo 4. Em roda de conversa na Sala de referência, a professora Fernanda perguntou: “Onde estão os números?”. Prontamente elas disseram que os números estavam nos relógios, nos botões dos elevadores, no dinheiro… Então surgiu a questão: qual o valor do dinheiro, então? O que dá para comprar com o dinheiro?
A fim de ampliar a proposta, como Tarefa de Casa, foi pedido que as famílias enviassem para a Creche embalagens de produtos industrializados com o objetivo de montar uma vendinha.
Em meio a essa movimentação e à aproximação da nossa Festa Julina, a turma decidiu ir ao supermercado para comprar os ingredientes de duas receitas para o dia da festa: pizza e bolo de milho!
Essa semana, fizeram as duas listas de ingredientes com suas respectivas quantidades, listas produzidas pelas mãos das próprias crianças com suas hipóteses de escrita.
E hoje chegou o dia de ir ao mercado!
O local escolhido foi o Assaí. Chegando lá, o Grupo se dividiu em dois e cada um ficou responsável por colocar no carrinho os ingredientes de uma das receitas.
Durante o passeio, as crianças ficaram interessadas em saber os valores expostos, em comparar se os mesmos produtos de marcas diferentes tinham o mesma valores ou não e ainda fizeram a relação entre valor e qualidade. As placas indicativas de promoção também chamaram a atenção da turma. Ao passarem pelas geladeiras, perceberam vários iogurtes com placas de promoção. Iogurte não era um ingrediente de nenhuma das listas, mas algumas crianças o reconheceram por consumirem em suas casas. Elas ficaram curiosas em saber o porquê de tanta promoção e descobriram que o motivo é porque tais produtos estavam perto da data de vencimento indicada nas embalagens.
Outro produto que chamou atenção dos meninos e meninas foi a paçoca! Mesmo que também não estivesse nas listas de compras, o clima de festa junina despertou neles o desejo de comprá-la, pois a reconheceram como um alimento típico da festa. Eles, então, calcularam, analisaram e viram que era possível trazê-la. Decidiram comprá-la para presentear os funcionários da Creche e para cada um deles levar para casa como recordação do passeio. Por fim, foi chegada a hora de levar as compras ao caixa e pagar por elas!
Vejam como foram esses momentos!