Este é o tema que está sendo pesquisado pelas crianças do Grupo 4. O início deste percurso se deu em ocasião das enchentes no Rio Grande do Sul e da Campanha de Arrecadação de Livros Infantis organizada pelas crianças do Grupo 5, em maio deste ano. O Grupo 4, envolvido com a campanha e com as notícias das chuvas e inundações, começou a ficar muito curioso sobre o Sul, sobre onde era o Rio Grande do Sul. Logo em seguida, outro acontecimento na turma amplificou a curiosidade: a chegada de um novo amigo, vindo do Paraná. “Onde é o Paraná?”, perguntavam.

Fernanda e Amanda, então, apresentaram alguns mapas para as crianças e elas viram que o Paraná era perto do Rio Grande do Sul. Mas não foi só isso que viram. Diante dos mapas, começaram a compartilhar suas observações: “Eu vejo [mapa] no carro.”, disse uma. “Eu vejo algumas vezes na televisão.”, disse outra. “É para ver se está chovendo, nublado, frio ou calor.”, completou uma terceira. E continuaram “No mapa dá para ver vários países!”, “O mapa mostra lugares que existem.”, “Eu já fui pro nordeste!”, “Todo mundo que está aqui nessa escola mora no Brasil.”, “Cada mapa é um estado do Brasil.”, “Os estados são divididos por linhas.”, “Mudam as cores, no mesmo lugar.”, “Todos [mapas do Brasil] têm 5 cores diferentes, porque é o mesmo país.”… As crianças também passaram a compartilhar sobre as viagens que já fizeram para outras regiões do país.

Diante de tanto interesse, o nome do tema foi definido: “Grupo 4 pelas regiões do Brasil.”. O Grupo vem pesquisando as particularidades e características de cada região.

E como a culinária é um traço muito forte da cultura brasileira, com sua diversidade em cada lugar, a turma irá fazer uma Oficina de Nutrição com a nutricionista Juliana. O quitute escolhido é o pão de queijo, característico da região sudeste. Aguardem as novidades!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *