Na última quarta-feira, as crianças do Grupo 5 foram à Fábrica de Espetáculos, na região portuária do Rio, para visitar a “Exposição Pasteur, o cientista”.
No imenso galpão, a curadoria organizou a mostra em atos, como em um grande espetáculo, reunindo em cada um as informações e propostas interativas acerca de suas principais descobertas, como a existência de micróbios bons e ruins, os seres que vivem sem oxigênio, o método de pasteurização e o desenvolvimento de vacinas.
Descobertas feitas a partir de muitos estudos e pesquisas, mas sobretudo, a partir de muita, mas muita observação.
Em cada ato, a equipe do educativo conversou com a turma, compartilhando informações e, em seguida, convidou a todos para interagir com as propostas, como manipular cristais em feixes de luz branca para verificar a cor refratada; observar substâncias aparentemente iguais, mas diferentes; desenhar micróbios a partir de observação em microscópio; observar alguns deles em garrafas de vinho; imunizar galinhas contra a raiva e desvendar o mistério que estava levando as ovelhas à morte, salvando-as com medidas simples de higiene.
No epílogo da exposição, uma conversa sobre os avanços da ciência, como as vacinas contra a Covid-19, e de como as descobertas feitas por Pasteur foram fundamentais para o modo como vivemos hoje.
Foram momentos de trocas muito ricas! Agradecemos à equipe do educativo pela recepção!
A exposição fica em cartaz até 03/12 e a entrada é gratuita. Mais informações no perfil do Instagram @expopasteur.
Comments are closed