A leitura é um hábito cultivado com vontade, alegria e dedicação aqui na Creche. Ler e contar histórias faz parte da rotina das crianças desde o Berçário, seja em sala, na Biblioteca, com as Estações Literárias, Ciranda do Livro e Feira do Livro. Em um momento como o que estamos vivendo, em que a permanência diante de telas toma conta da sociedade, driblar os efeitos nocivos dessa prática e cultivar o interesse e o hábito leitor pode ser um grande desafio.
No dia 01 de junho, o jornal O Globo publicou a tirinha “A vida é um risco”, do cartunista gaúcho Adão Iturrusgarai. A tirinha ironiza o conflito de gerações e traz para a discussão a problemática da relação com os dispositivos eletrônicos e como isso afeta a relação com o livro e o hábito leitor, que vem “caindo em desuso” em detrimento do grande e veloz estímulo visual.
Diante desse cenário cada vez mais comum, observar a campanha* feita pelo Grupo 5 para arrecadação de livros para as crianças do Rio Grande do Sul “ficarem felizes” nos traz a certeza de que estamos caminhando na direção certa. Nesse movimento, elas nos mostram o gosto que desenvolveram pelo universo literário e o prazer que a imaginação criadora pode proporcionar. Através de todo esse trabalho, desenvolvem ferramentas para a leitura de mundo, para serem empáticas e para encontrarem caminhos para agir diante das mais diversas circunstâncias.
Desejamos que as crianças que receberem esses livros tenham também a oportunidade de reinventar seus mundos e “ficarem felizes”!
* A campanha finalizou no dia 28 de maio, quando foram enviados todos os exemplares arrecadados após o primeiro remessa feita em 16 de maio. No total, as crianças do Grupo 5 arrecadaram 567 livros!