As histórias dos lugares permanecem vivas com o passar do tempo através das narrativas e registros de memórias. Na ampliação do tema sobre o “Nosso bairro para direita, para esquerda, para cima e para baixo”, as crianças do Grupo 4 ficaram empolgadas por descobrir a história da Creche.

O passado e o presente do Jabuti invadiram a sala. Curiosas em descobrir como era a escola no passado, as crianças viram fotos antigas, conversaram com funcionários, entrevistaram o Seu Marcos, e fizeram passeios pelos espaços para identificar o que mudou e o que permaneceu ao longo dos anos.

Foram muitas as hipóteses levantadas sobre como era o Jabuti antes de se tornar nossa escola:

“Acho que a escola era um grande salão de festas e talvez um pomar, a cozinha já era uma cozinha.”;

“Será que a biblioteca era um quarto, um estúdio, um banheiro?”

“A sala do Grupo 4 parece ser uma sala de jantar. Será que era um quarto?”

“Acho que tinham muitos pratos e um espelho na sala do Grupo 4 e do Grupo 5!”

As crianças deixaram registrado, através de desenho, a forma como imaginaram a ocupação do espaço antes da chegada delas.

Confiram as fotos!