“Meu bairro para direita, para esquerda, para cima e para baixo”. Este é o novo tema que está dando o que falar pelas crianças do Grupo 4.
Em roda, a professora Eunice conversou com elas sobre o que tem no bairro de cada uma e, em uma tempestade de ideias, surgiram questões como: “Onde eu moro? Qual minha rua? Qual meu bairro? Como fazemos para descobrir nossos endereços?”.
Por um momento, refletiram sobre onde, na Creche, estariam essas informações: “Na Biblioteca?”, cogitou uma, “Na coordenação”, pensou outra. “Acho que é na secretaria!”.
Foram, então, até a secretaria procurar por essas informações com a Jacqueline.
A partir daí, montaram uma ficha onde escreveram seus nomes, endereços e CEPs.
Ainda na roda de conversa, ao falarem sobre o que tem nos bairros onde moram, uma das construções que mais se destacou foi o Estádio do Maracanã. Foi então que uma criança falou: “Mas Maracanã é o apelido do campo de futebol! Será que é por causa do rio Maracanã?”, completou. “Ou será que é por causa do bairro Maracanã?!”.
Outra dúvida que também surgiu entre elas foi sobre o canal da rua Heitor Beltrão: “Será que ele encontra o rio Maracanã?”
Outra criança lembrou de uma observação feita por ela enquanto passava pelo entorno, referindo-se a Aldeia Maracanã: “Um muro com pinturas de índios” e uma outra indagou abismada “Índio no Brasil?!”. Elas estão buscando saber também sobre a ideia da aldeia urbana.
Tudo o que estão pesquisando está sendo registrado em um mural também pensado pela turma, com ruas, sinal de trânsito e faixa de pedestres. O tema se inicia já com muitas descobertas, mas muitas mais ainda estão por vir!
Que venham mais pesquisas!
Comments are closed