“Vavá, o que você acha de brincar de Ilha de Chocolate?”, perguntou uma das crianças do Grupo 2, na volta do Pátio de Areia.
“Boa ideia!”, respondeu a professora. “Vamos lavar as mãos, beber água e eu vou querer ajuda para organizarmos a ilha!”
A conversa surgiu na escada, seguiu pelo corredor e continuou na Sala de referência. Lá, Vavá pegou o cesto de tecidos e os colocou no chão.
Uma das crianças pegou o tecido rosa: “Vamos fazer uma canoa!”. Os amigos se aproximaram, felizes. O tecido foi esticado no chão e todos se sentaram sobre ele. Outra criança começou a cantar: “A canoa virou…”. Mais adiante, outra também cantarolava baixinho “Rema, rema, remador…”.
“Vavá, eu vou mergulhar para salvar aquele urso que está na ilha!”, disse uma criança da turma.
“Eu vou mergulhar para salvar a girafa!”, disse outra, mergulhando na brincadeira. “Cuidado com o tubarão!”, advertiu, preocupada, uma amiga da turma. “Eu não tenho medo do tubarão!”, declarou corajosamente outra criança.
A partir daí, todas queriam mergulhar para salvar algum animal que estava em algum lugar, correndo perigo. Elas mergulhavam e retornavam para a canoa.
Nesse momento, aquela que propôs a brincadeira falou: “Vou mergulhar até a Ilha de Chocolate!”
“A minha ilha é de abacaxi!”, emendou o amigo que resgatou a girafa, sentando-se com ela sobre um tecido verde que pegara e colocara no chão.
“A minha ilha vai ser de Morango!”, disse a que salvou o urso, pegando um tecido vermelho e colocando no chão. Ao finalizar o movimento, declarou: “Essa é a minha ilha!”.
E foram surgindo várias ilhas, como a ilha da Melancia, ilha das Bonecas…
Nesse momento, Vavá perguntou ao Grupo: “Vocês sabem o que é uma ilha?”
“Acho que é muito interessante”, respondeu um. “É onde vivem os tubarões!”, respondeu outra. “Vou perguntar na minha casa.”, compartilhou a terceira.
“Vamos pesquisar.”, disse a professora.
Brincadeiras assim, sinalizam para as professoras os interesses do Grupo e orientam caminhos para novos temas e pesquisas. Será que vem um tema novo por aí? Aguardem!