“No Quintal do Jabuti”. Este é o novo tema que está sendo explorado pelas crianças do Grupo 1B. A ideia surgiu a partir das observações feitas pela professora Marcela do grande interesse e gosto da turma pelos momentos no Pátio de Areia. Com o novo tema, as propostas visam ampliar as experiências vividas nesse espaço, levando-as para os outros lugares da Creche.
“Na varanda exploramos a terra e gravetos, fazendo bolos.”, nos conta Marcela. “A areia é um elemento que algumas crianças tiveram que se permitir pisar. Não era fácil. Com calma, acolhimento e oferta de momentos para lidar com ele, hoje em dia elas querem até deitar!”, compartilhou a professora.
Encher garrafas vazias foi um desafio para o Grupo, que se deteve na brincadeira por algum tempo. E cada um encheu-as de uma forma: uns enterrando-as, outros com o auxílio de utensílios.
A turma também coletou folhagens e frutinhas. Elas reconheceram as folhas e finalizaram a proposta confeccionando móbiles com os materiais naturais do Quintal do Jabuti.
Já o Grupo 3A segue em pesquisas sobre os rios. A nascente dessa história se deu no início do ano. Quando alguma criança comentava, ao entrar em um ambiente com ar condicionado, que estava com frio, Janayna respondia brincando:”Tá com frio? Toma banho de rio.” A brincadeira pegou na turma.
Um dia, uma delas falou: “Vou tomar banho de rio.”. Outra respondeu: “Vou tomar banho de rio com você!”. “Temos que procurar um rio.”, incentivou Janayna. Foi então que algumas dúvidas começaram a surgir: “Janayna, pode tomar banho de rio?”, perguntou uma criança. “Pode. Por que não poderia?”, respondeu a professora com outra pergunta. “Tem o rio Maracanã. Mas o rio Maracanã é sujo.”, disse outra criança. “É verdade. O rio Maracanã é sujo. Mas será que tem outros rios com água limpa?”, perguntou Janayna ao Grupo.
Em roda de conversa, a professora perguntou se a turma gostaria de continuar com as pesquisas sobre rios ou se preferiam pesquisar outro assunto. As respostas foram unânimes: “Queremos pesquisar sobre os rios!”. A turma, então, segue por esse caminho.
Na última quinta-feira, na Oficina de Artes, a professora Clarisse contou sobre um outro rio: o Carioca, rio que dá nome a quem é nascido nesta cidade. urante a conversa, uma criança falou “O rio perto da casa da minha avó é fedorento.”.
A turma também já descobriu a resposta para outra pergunta: “Tem raia no rio?”. Agora eles já sabem a resposta: sim!
O Grupo 3B, por sua vez, está envolvido com pesos e medidas. Tudo começou quando uma criança contou para os amigos: “Eu tenho 14 quilos!”. A partir daí,o interesse delas só cresceu e as pesquisas começaram e ganharam força. As crianças exploraram instrumentos como balança, fita métrica, régua… Quanto cada um pesa? Quem é mais pesado e quem é mais leve?
As crianças também estão muito atentas ao tamanho dos nomes dos amigos. Qual nome tem mais letras? Qual tem menos? Vamos escrever e contar quantas letras cada nome tem?
No Ateliê a turma também fez uma experiência. Pesou potes vazios e, depois, com uma mistura de areia com cola. A papa irá secar e virar uma pedra. Será que ficará com o peso menor, maior ou igual depois que secar? Muitas anotações e observações foram feitas. Agora é hora de aguardar o tempo transformar a mistura em pedra e fazer a nova pesagem.
Hoje, o Grupo recebeu a visita do pai de uma das crianças. Rodrigo é engenheiro civil e veio compartilhar com elas um pouco do seu trabalho. Ele chegou com capacetes, colete e muitos instrumentos de medição. Falou um pouco de algumas balanças, mostrando no computador: balança de carro, ônibus, trem e caminhão. Depois, a turma colocou a mão na massa e mediu o Pátio de Areia!
Novas descobertas estão sendo feitas! Fiquem atentos às novidades!