O Brincar Heurístico é uma abordagem presente no cotidiano das crianças do Jabuti. Durante as sessões, elas exploram e interagem com os materiais à sua maneira, de acordo com sua fase de desenvolvimento e, para quem observa o processo, é possível perceber de forma detalhada os movimentos de cada uma, a forma como selecionam, pesquisam, investigam, sequenciam…
No Grupo 3B não é diferente. Desde o início do ano, a turma vivencia propostas de exploração de diversos materiais que oferecem muitas possibilidades de pesquisa a partir de suas materialidades, como, por exemplo, palitos de madeira, argolas, pedras, gravetos, fitas, carreteis, sucatas, tampas, cuias de coco, caixa de ovo, rolhas. Dispostos sempre de maneira convidativa, são alternados e/ou renovados no decorrer do ano.
Durante as interações com esses materiais, é possível perceber o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, que se constrói pela liberdade de selecionar, agrupar, desagrupar, construir sequências, produzir semelhanças e diferenças. Pensamento tão importante na construção da noção de número. As crianças verbalizam palavras como “cabe” e “não cabe”, “encaixa” e “não encaixa”, “falta”, “tem muito”, “tem pouco”, vocabulário que envolve as noções matemáticas e evidencia a construção do raciocínio alinhado com a prática.
E a imaginação está sempre presente. Constantemente os materiais são transformados em algo que alimenta a brincadeira simbólica: pedras são levadas à panela e viram comida, placas de madeira viram telefones, argolas sequenciadas em uma fita viram colares…
Espiem um pouquinho como foi a brincadeira essa semana!
Comments are closed