Outro dia, uma das crianças do Grupo 4 trouxe em sua mochila um jogo de percurso para mostrar aos amigos. Mas o jogo estava sem as regras e sem as peças e, por isso, ninguém conseguiu jogar. Sem entender muito bem do que se tratava, a turma começou a perguntar: “mas afinal o que é jogo de percurso?”
Na ocasião, Silvia, nossa supervisora pedagógica, estava presente na sala e se lembrou de um jogo produzido há alguns anos por outra criança que pertencia ao Jabuti. A professora Eunice, então, apresentou ao Grupo o “Escuro Sai do Jogo”. As regras estão escritas no próprio tabuleiro e as peças foram improvisadas pelas crianças, primeiro com letras de plástico com as iniciais de cada jogador, depois com outras peças em formatos variados feitas em papel machê.
“Mas tem vários amigos que começam com a mesma letra! Como que a gente vai fazer? “Cada um escolhe a letra de uma cor.”, resolveram.
“Nice, a minha peça cabe nessa casinha, mas não cabe nessa aqui. Ela é muito pequena.”
Dessa maneira, o jogo proporciona ao Grupo vivenciar diversos conteúdos matemáticos de forma leve e divertida.
Outros dois jogos foram trazidos por Eunice e a turma está empenhada em pôr em prática suas próprias ideias, tanto produzindo novos jogos em tabuleiro quanto sendo cada um uma peça em um percurso tridimensional feito no Pátio Verde.
Comments are closed