As crianças do Grupo 3, durante as Oficinas de Artes nas últimas semanas, estiveram envolvidas com a proposta artística de Hélio Oiticica e seus Parangolés.

Os Parangolés são capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos. Ao vestir, correr ou dançar com um Parangolé, a pessoa se torna parte da obra de arte. Essa proposta artística surgiu a partir do momento em que Hélio Oiticica passou a frequentar a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Ali, o artista aprofundou suas reflexões sobre experiências estéticas para além das belas artes, incorporando a dança, a coreografia, a música, o ritmo e o corpo. 

Após entrarem em contato com as obras de Oiticica, as crianças fizeram seus próprios Parangolés com a composição de diferentes tipos de tecidos.

Na semana passada elas vestiram suas obras de arte e performaram pela Creche em um desfile pelo Pátio de Areia e Varanda. Tocando seus instrumentos, foram até a Sala do Grupo 5, onde conversaram com a professora Eunice e explicaram o que estavam fazendo:

“O que é isso?”, perguntou a professora. “São Parangolés!”, respondeu uma das crianças. “E Parangolé é para tocar?”, instigou Eunice. “É pra dançar!”, respondeu. “E quando a gente dança, a gente pinta o ar!”, completou outra amiga da turma. 

Vejam como foi esse movimento!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *