“Todo São João termina em Carnaval e todo Carnaval termina em São João, as duas maiores festas populares brasileiras.” (Gilberto Gil)
Essa foi a frase que guiou as primeiras artes confeccionadas para decorar a Creche para a nossa Festa Junina. No Ateliê, os painéis carnavalescos feitos com reutilização de confetes e serpentinas, após a visita de Heitor dos Prazeres Filho, foram transformados em bandeirinhas, pintadas pelas crianças durante a semana.
Pinturas, recortes, colagens, desenhos e dobraduras para fazer balões, lanterninhas, correntes e leques. Muitos recursos, cores e formas utilizados para produzir a decoração característica dessa manifestação cultural tão enraizada em nossa sociedade.
Além do alimento visual, o paladar também fica aguçado! A festa também traz ao cardápio receitas tradicionais feitas com milho, como o milho cozido, canjica, bolo… As músicas, como o forró, o baião e o xaxado vêm para alimentar os ouvidos e embalam o corpo todo com suas danças típicas. Uma Festa que mexe com os sentidos, com o imaginário e que nos constitui como brasileiros.
E estávamos com saudades! Para nós do Jabuti, que valorizamos todo esse movimento trazido por essa manifestação, ficar dois anos sem poder efetivamente nos envolver com esses preparativos estava nos deixando “aperreados”, mas, ao mesmo tempo, armazenamos mais energia para investir na Festa que se aproxima!
Comments are closed