Esse é o novo tema de pesquisa dos bebês do Berçário. A escolha foi feita pela professora Maria Eduarda a partir da observação do interesse e movimento da turma em relação aos sons presentes no cotidiano. 

“Eles ficam atentos aos sons da rua, buzinas, ambulâncias, motos, ônibus, cachorros latindo, pessoas falando… A gente pega eles no colo e mostra na janela, quando a gente percebe que eles estão apontando, olhando, balbuciando em direção à ela.”, nos conta Maria Eduarda. 

O movimento de investigação sonora também acontece na interação com os brinquedos e com o painel de madeira: eles batem no chão, sacodem, com a atenção voltada para a audição.

O objetivo com o novo tema, então, é ampliar as possibilidades de investigação, ofertando diferentes materiais, como papel celofane, plástico bolha, materiais de alumínio, madeira, chocalhos, instrumentos musicais, sons do corpo, do chão, da água. A ideia também é apresentar esses materiais e sons como elementos-surpresa, dentro de caixas, escondidos embaixo de tecidos, no cesto dos tesouros.

Músicas do grupo “Barbatuques” têm sido uma nutrição estética, assim como a coleção Toc Toc, da autora Liliana Iacocca.

O grupo já realizou duas propostas. A primeira foi com o papel celofane. Um dos bebês ficou batendo os pés no papel, extraindo o som dessa forma, enquanto outra criança percebeu o som através da brincadeira de se esconder por detrás do material e ser encontrada.

A segunda proposta foi com cones. Elas exploraram batendo um cone no outro, batendo-os no chão, extraindo o som dessa forma. 

Vejam como foram as propostas e fiquem atentos às novidades!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *