Na última terça-feira, recebemos a visita de duas musicistas, Thais e Aline, junto com os músicos Bruno e Davi, com quem formam o Grupo Espem, para um encontro com os Grupos 1A e 5, a fim de ampliar as pesquisas com os temas “Pequenos Ritmistas” e “O samba é nosso! Samba, Samba, Grupo 5!!”.
O primeiro encontro foi com as crianças do Grupo 1A, que chegaram ao Pátio Verde com um cesto de instrumentos levado pela professora Mariana. Elas acompanharam algumas músicas tocadas em ritmo de samba, como “Ô abre alas!”, uma marcha-rancho carnavalesca composta em 1899 pela musicista brasileira Chiquinha Gonzaga.
O segundo encontro foi com as crianças do Grupo 5. A conversa foi sobre o surgimento do samba e sua origem africana, sobre as marchinhas, sobre o samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os músicos apresentaram os instrumentos do samba e, em seguida, apresentaram seus instrumentos: flauta transversa, cavaquinho e caixa. Thais, cantora, perguntou: “E qual é o meu instrumento?”. E as crianças prontamente responderam: “O microfone!”. Thais, então, respondeu: “Não. O meu instrumento é a minha voz e o meu corpo. O corpo de vocês também é instrumento.”. Nesse momento, uma das crianças, então, começou a assobiar uma melodia. A gostosa conversa seguiu com muitas canções e muito samba no pé. Vejam como foi!