As crianças do Grupo 3 estão em pesquisa de um novo tema: “Vamos desenhar.”.

A escolha surgiu a partir do crescente interesse delas por desenhar, pedir papel para isso… Esse movimento foi ganhando força: “Reunir para conversar, desenhar, falar sobre o que desenhou, falar que já sabe fazer a letra do próprio nome, nomear os desenhos foi se tornando um movimento cada vez mais presente na turma.”, nos conta Janayna, professora do Grupo.

Janayna conversou com elas sobre a possibilidade de fazer uma pesquisa sobre o que é o desenho e todas toparam na hora! Em rodas de conversa falaram sobre o desenho ser uma arte. “E onde podemos expressar nossa arte?”, perguntou a professora. “No chão, na parede, no papel…”, responderam.

O ato de desenhar na parede levou a uma outra discussão: ter autorização ou não para realizar o desenho. A partir daí, Janayna apresentou às crianças alguns murais do artista Eduardo Kobra, trazendo também um pouco de sua biografia e o episódio de sua detenção por ter se expressado em paredes sem autorização.  

Esse fato chamou atenção da turma, que vem colocando a questão da autorização para desenhar com frequência durante os diálogos do dia-a-dia.

“Etnias” foi um dos painéis apreciados pela turma, bem como um vídeo de Kobra no processo de pintura de outros murais com grafites. 

Durante as pesquisas, uma reportagem do G1 enriqueceu a pesquisa do Grupo 3. Tratava-se de instalações feitas por este artista no interior de São Paulo para conscientizar as pessoas sobre os incêndios florestais. A força da expressão artística para comunicar os sentimentos e pensamentos dos acontecimentos da vida tocou as crianças, que ficaram sensibilizadas pela situação dos animais em decorrência das queimadas, já que, na apreciação das obras, verbalizaram estar chateadas porque os animais ficaram sem casa.

Outro evento noticiado no jornal veio contribuir para os debates da turma em realçao à autorização: em outubro, o grafite, assim como a charge, a caricatura e o cartum, foram reconhecidos como manifestações da cultura brasileira em lei sancionada que busca valorizar a diversidade cultural e artística do país, bem como garantir a livre manifestação e expressão artística. 

Outros artistas e obras também têm servido de nutrição estética para o Grupo, como a dupla Os Gêmeos, o artista suíço Paul Klee e o britânico Levon Biss com suas ampliações gigantescas das “microesculturas” dos insetos.

No desenvolvimento do tema, as crianças confeccionaram cadernos de desenho e têm se dedicado com interesse a alimentá-los com suas expressões. Fiquem atentos às novidades!

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