Xilogravura é uma forma de gravura em relevo, onde a imagem é esculpida em uma matriz de madeira. A técnica consiste em esculpir/entalhar a imagem na madeira e depois aplicar tinta para criar uma impressão em papel ou outro material. O resultado é uma imagem rica em textura e detalhes.

No Ateliê, as crianças dos Grupos 4 e 5 fizeram uma atividade de impressão inspirada nessa técnica. Utilizando embalagens tetra pak abertas como matriz, aplicaram tinta preta sobre elas, desenharam sobre a superfície com o auxílio de um palito de madeira, posicionaram o papel, passaram a mão sobre ele para transferir a imagem e retiraram o papel da matriz, conferindo o resultado do processo. 

Nessa atividade, elas entraram em contato com o vocabulário próprio à técnica – como “matriz”, “esculpir/entalhar”, “entintar”, “formão”, “imprimir” – e observaram as características próprias da impressão: “meu nome saiu ao contrário!”.

Depois de passarem pela experiência, as turmas conheceram as obras de Ciro Fernandes e a forma como faz suas xilogravuras. O xilogravador, artista plástico, escritor, ilustrador e luthier paraibano de 82 anos, atualmente vive no Rio de Janeiro, onde mantém um ateliê, localizado no Centro da cidade.

Na próxima semana, as crianças serão recebidas no ateliê do artista e conhecerão de perto suas obras, sua técnica e as máquinas utilizadas para gravação. Aguardem as novidades!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *