Na última quarta-feira, as crianças do Grupo 4 visitaram o Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, uma proposta de ampliação das pesquisas sobre o tema “Rio de Janeiro: as belezas e o funcionamento da Cidade Maravilhosa”.
O Subtenente Monteiro apresentou à turma cada elemento do acervo, explicando o funcionamento e os 167 anos de história da Instituição, desde a sua criação em 02 de julho de 1856, quando foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II. Após um incêndio devastador em Santa Teresa, com as tentativas frustradas das pessoas próximas de apagar o fogo, D. Pedro decretou o início deste serviço essencial para o funcionamento da cidade.
As crianças puderam conhecer o desenvolvimento das formas de resgate, seja na cidade, na floresta ou nas águas, cada modalidade com um treinamento específico e intenso!
Além disso, ficaram sabendo como eram feitos os avisos de incêndio, como os bombeiros se deslocavam para atendê-los e como captavam água para apagar o fogo, desde as primeiras charretes que levavam água e materiais de primeiros socorros, passando pelos primórdios dos extintores, até os modernos carros e ambulâncias.
O interesse das crianças em observar a evolução das tecnologias dos carros também foi visível. Com olhares muito atentos e curiosos, souberam que os cavalos que puxavam os primeiros carros eram tratados como soldados humanos, como, por exemplo o lendário Roberto, conhecido por seu gênio forte e frequente mau humor.
E a evolução dos equipamentos de segurança também chamou atenção. Comparar as primeiras máscaras de oxigênio, grandes, pesadas e desconfortáveis, e os simples capacetes com os modelos atuais, com suas lanternas, indicadores de nível de oxigênio e alerta de alguém caído ou equipamento mal colocado, evidencia o desenvolvimento da ciência e tecnologia na ajuda ao ser humano.
Foram momentos de muito aprendizado! As crianças mergulharam no tempo e aproveitaram o espaço do Museu para responder as suas muitas perguntas.
*O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros funciona de terça à sexta, das 10hs às 17hs, e sábado das 9hs às 16hs.
Comments are closed