Nossa História

Em março de 1985 o número 67 da rua Lúcio de Mendonça abriu as portas para a realização de um projeto que nasceu do desejo de que as crianças tivessem um espaço de qualidade para brincar, aprender, viver a infância. Nesse endereço nasceu o Jabuti, uma escola construída com a participação de todos.

Ali brincamos, sonhamos, colocamos os pés no chão de terra. A valorização das interações cotidianas e da ludicidade, mediadas pela cultura, tornou-se o fio condutor de uma prática pedagógica na qual a criança é o centro.

Em 1995, trazendo a saudade daquele espaço que abrigou nossos primeiros voos, o Jabuti veio para a Rua Pedro Guedes 80/84, onde está até hoje.

Ter um lugar amplo, ao ar livre para o Pátio, com árvores e plantas, foi fundamental na escolha por essa mudança. À época, priorizamos conservar as mangueiras e o jardim ao redor do muro, onde as crianças encontram o pé de goiaba e a bananeira. Com o passar do tempo e o implacável ciclo da natureza, as mangueiras deram lugar a novas árvores, como o abacateiro, a caramboleira, a jabuticabeira e o pé de canela.

Nesse fio de terra, através de tantas experiências, como as de plantar e colher, cresce também a imaginação criadora das crianças.

Seguindo sempre atentos às necessidades de reformar a Creche, bem como às de acrescentar novas opções para o trabalho pedagógico e ampliação das experiências das crianças, investimos na criação de novos espaços.

Foi assim que construímos o Pátio Verde para atividades diversificadas, especialmente em dias de chuva, o Ateliê para as vivências com as Artes e uma varanda para o banho de sol dos bebês no Berçário, entre outras conquistas.

Um espaço valorizado desde o início é a Biblioteca–. Nela, todas as crianças têm acesso diário a um acervo de qualidade, com mais de 1000 títulos de Literatura Infantil.

Como diz Bartolomeu Campos de Queirós, “o mundo só muda quando acrescentamos a ele o nosso poder de reinventar a vida com seus tantos significantes”. E tem sido esse o nosso desafio: fazer do Jabuti um lugar para se reinventar o mundo.

Nossa Proposta

Nossa responsabilidade é fazer educação para crianças pequenas, tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança em suas dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural.

Reconhecendo a criança como uma pessoa singular, que tem seu jeito próprio de ver agir no mundo, priorizamos as interações e as brincadeiras como eixo central de uma prática pedagógica que busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.

Participação das Famílias

Na perspectiva do atendimento aos direitos da criança na sua integralidade, a organização da nossa proposta pedagógica assegura espaços e tempos para participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, assim como o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam. Acreditamos que escola e família devem atuar de forma complementar, afinadas nos mesmos objetivos.

No Jabuti, esse intercâmbio se estabelece através das relações cotidianas, do livre acesso dos pais à sala de referência do seu/sua filho/filha, de reuniões individuais e coletivas, relatórios semestrais e eventos comemorativos e culturais.

A comunicação clara e objetiva faz parte dessa relação que começa desde que a criança chega no Jabuti pela primeira vez. Por isso, no momento de adaptação é importante que família e escola estejam unidas no esforço de inserir e acolher a criança nesse novo universo.

A participação de todos nas reuniões coletivas, ou individuais, que têm como objetivo principal ter um atendimento que priorize a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com qualidade, a participação de todos é fundamental. Todas as reuniões são agendadas previamente de modo a atender tanto às demandas da escola quanto dos responsáveis.