Hoje as crianças do Grupo 2 foram ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, mais conhecido como Museu de Folclore, no Catete. Lá puderam apreciar de perto as esculturas em madeira de Mestre Aberaldo, na exposição “Aberaldo e o Rio: esculturas da Ilha do Ferro”.
No Ateliê da Creche, a turma havia entrado em contato com biografia e obras do artista que imprime na madeira as memórias e experiências de suas atentas observações sobre seu território.
Esse território, chamado Ilha do Ferro, despertou a curiosidade das crianças, que ainda reverberam as descobertas feitas nas pesquisas sobre as Ilhas. Elas descobriram que, apesar do nome, o povoado ribeirinho em Alagoas não é uma Ilha e os motivos para o local receber tal nome alimentaram a imaginação delas.
Paralelo a isto, o material utilizado pelo artista, a madeira, tem sido manuseado com frequência no cotidiano do Grupo, nas construções das casas dos Três Porquinhos, no desenvolvimento do tema “Era Uma Vez no Grupo 2”.
No espaço expositivo, a turma pôde observar de perto algumas peças de cabeças de diferentes tamanhos e cores, a miniatura de um barco, ouviram músicas típicas da região e assistiram um trecho de filme com o Mestre Aberaldo falando sobre seu trabalho.
Nas outras salas do Museu, as crianças observaram outras obras de outros artistas, muitas delas trazendo ao público, de diferentes maneiras, o Saci e a Iara, o que chamou a atenção do Grupo.
Por fim, a turma registrou a experiência em desenhos individuais que foram colocados na parede do Museu.
Antes de entrarem no espaço expositivo, a turma fez um delicioso piquenique nos jardins do Palácio do Catete, espaço também de muitas dramatizações com o Lobo, a Chapeuzinho, o Caçador e a presença instigante dos gansos!
Confiram como foi o passeio!