Essa semana aconteceu a 3a Reunião Pedagógica de 2023, momento de encontro entre as professoras e as famílias para falar sobre o desenvolvimento do trabalho junto a cada Grupo.

Quarta-feira foi dia de receber pais e mães do Berçário, Grupos 1 e 2.

Na Biblioteca, Maria Eduarda falou sobre os eventos ocorridos na Creche até agora nesse segundo semestre, como a Festa Junina, a Semana Divertida e o Dia  dos Pais. Outro assunto foi o encerramento do tema sobre rotina e o desenvolvimento do tema atual, “Que som é esse?”. Falar sobre o desenvolvimento dos bebês abriu espaço para que os pais e mães se sentissem à vontade para conversar e partilhar suas experiências.

Segue vídeo:

No Ateliê, Mariana falou sobre o encerramento do tema “Shhh. O Grupo 1 tem o plano” e como estão sendo os movimentos das crianças com o tema atual, montando, empilhando, construindo, desconstruindo, criando e recriando. Também falou sobre como o Grupo 1 está com a rotina internalizada, sobre a forma como as crianças têm brincado, as interações com os espaços da Creche e com os materiais ofertados.

Segue vídeo:

Na Sala de Referência do Grupo 2, Simone compartilhou como foi o encerramento do tema sobre o Circo, com a apresentação do Palhaço Trebelério e como as crianças estavam envolvidas e seguras. Falou também de como foi a escolha do novo tema a partir de uma observação atenta do Grupo e de como a turma teve plena participação em sua escolha. A socialização, o brincar em conjunto e a presença do jogo simbólico também foram assuntos presentes na reunião e as famílias puderam perceber mais de perto o quanto que as situações vivenciadas pelas crianças em casa também estão presentes no cotidiano das brincadeiras da turma.

Segue vídeo:

Na quinta-feira, Janayna recebeu as famílias do Grupo 3B no Ateliê para falar sobre os caminhos percorridos pela turma em relação ao tema sobre fenômenos da natureza. Tema que não teve encerramento e que segue junto ao novo tema sobre construções, acrescentando camadas às pesquisas das crianças.

Segue vídeo:

Sexta-feira, Fernanda e Amanda receberam pais e mães do Grupo 4 no Ateliê e compartilharam sobre o início do novo tema sobre os esportes. Falaram sobre as brincadeiras cantadas, feitas espontaneamente e com bastante autonomia, sobre a inserção no mundo letrado, o uso do calendário, os números, jogos, sobre os passeios…

Segue vídeo:

Na Sala de Referência, Eunice recebeu as famílias do Grupo 5 .

Grupo 5 conversa sobre Flicts

As crianças do Grupo 5 estão envolvidas com os preparativos para a peça de formatura e já escolheram uma história como ponto de partida: Flicts, do Ziraldo.

A ideia surgiu na confluência entre os acontecimentos que fizeram parte da história da turma este ano, enquanto brincavam com as palavras e também conheciam as obras do artista Toz Viana, de quem visitariam a exposição “Todas as Cores”, no MAC de Niterói.

Em uma proposta da Oficina de Artes, com projeções de obras de Toz Viana, as crianças comentaram sobre um livro muito legal, cheio de cores, que um dos amigos havia trazido para compartilhar: “Flicts”. Na mesma hora, a professora Clarisse lembrou de um espetáculo de Mariana Jacques, atriz mineira que criou um solo narrativo para Flicts, encenado desde 2010! Clarisse buscou uma filmagem da peça na internet e mostrou para a turma no mesmo instante. As crianças ficaram encantadas! Viram, riram, se divertiram, imitaram e pediram para ver de novo!

A partir desse interesse, Clarisse buscou contato com a Mariana e hoje as crianças participaram de um bate-papo com ela pela internet, já que a atriz vive em Belo Horizonte.

Mariana contou sobre a história de criação do livro, das suas recriações para a história, sobre a contribuição da sua filha de 8 anos nas novas encenações e, atendendo a pedidos, deu dicas e ideias para a peça de formatura.

Mariana também falou de coisas importantes para o processo de criação de uma peça, como o companheirismo e o apoio entre os amigos, que é preciso coragem para estar na frente de uma platéia e que isso não é fácil, todos precisam se ajudar e dar ideias para a criação dos personagens.

Algumas curiosidades também cruzaram com os interesses do Grupo: “Vocês sabiam que o Ziraldo gosta de criar palavras? O próprio nome dele é inventado. É a junção do nome da mãe com o nome do pai dele, Zilda com Geraldo. Ziraldo! Assim também é o nome da minha filha, Joana, metade João, que é o nome do pai, com metade Mariana, que é o meu nome!”. “Mas aí deu sorte que é um nome que já existe!”, comentou sorridente uma das crianças.

A conversa finalizou com Mariana indicando outros livros do autor, como “O menino da lua” e “A menina das estrelas”, e pediu para ver a peça de formatura, que ela está curiosa!

Agradecemos imensamente a Mariana pela sua disponibilidade e contribuição para o processo vivenciado pelas crianças do Grupo 5!

Agora é botar as mãos na massa porque dezembro é logo ali! Aguardem as novidades!