Ontem foi dia de Kombotânica aqui na Creche e a Raquel trouxe um assunto para lá de interessante para compartilhar com as crianças: Joaninhas e Besouros.

Na parte da manhã, a conversa foi sobre dois tipos de besouros: a Joaninha (Coccinea) e o Besouro-pulga (Chrysomelidae). Raquel trouxe os pequeninos bichos em recipientes de vidro, preparados para acolhê-los, e as crianças observaram atentamente, com o auxílio de lupas, alguns aspectos característicos dos insetos, como o número de patas (6), a quantidade de olhos (2) e a presença de antenas (1 par).

Com o auxílio de material didático, falaram sobre o ciclo de vida das joaninhas e cada etapa do seu desenvolvimento. Todos ficaram surpresos ao saber que as Joaninhas também passam pelo processo de metamorfose, assim como as borboletas!

Raquel também conversou com as turmas sobre os hábitos alimentares de cada um desses insetos e o impacto que podem causar na horta. Enquanto a joaninha come pulgões, cochonilhas e alguns percevejos (como o rendado), protegendo, assim, a horta, o besouro pulga é fitófago, ou seja, se alimenta de plantas, e, em grande quantidade, pode ser considerado uma praga na horta.

À tarde as crianças se dedicaram a cuidar das nossas plantações, protegendo-as de possíveis pragas. Elas adubaram a horta com uma mistura de torta de mamona e farinha de osso, regaram e aplicaram óleo de Neem como alternativa de controle e prevenção de pulgões e cochonilhas já que não temos joaninhas visitando nossa horta.

No fim do dia, as joaninhas e os besouros-pulga foram doados para o terrário do grupo 2A.

Comments are closed