Assim foi batizada a nossa decoração para o Baile de Carnaval do Jabuti! O termo surgiu no Grupo 4 e é uma junção entre as palavras “carnaval” e “Carybé”, artista cujas obras têm sido ofertadas como nutrição estética para as crianças nas Oficinas de Artes. “Qual o nome do artista que pintou essas obras? Ca…”, perguntou a professora Clarisse, dando a pista da primeira sílaba do nome. “Carnabé”, respondeu uma das crianças do Grupo. “Não é Carnabé é Carybé”, respondeu outra criança. “Mas é que ele pinta o Carnaval”, retrucou a primeira. Em clima descontraído, começaram a chamar nosso baile de “Carnabé”!

Carybé nasceu na Argentina, mas escolheu o Brasil para viver, mais precisamente a Bahia. Teve o Carnaval como um dos temas centrais de sua produção.

No Ateliê, as crianças dos Grupos 2 ao 5 observaram algumas obras, identificaram os movimentos e sonoridades presentes nas telas, dançaram frevo utilizando uma sombrinha, experimentaram os movimentos das porta-bandeiras e produziram a ornamentação para o Carnaval inspiradas nas obras.

As crianças do Grupo 2 confeccionaram máscaras com pintura e colagem.As crianças dos Grupos 3A e 3B confeccionaram máscaras utilizando tinta guache e tinta nankin, para experimentar uma das tintas utilizadas pelo artista.As crianças dos Grupos 4 e 5, em pequenos grupos, fizeram telas inspiradas nas pinturas. Primeiro prepararam o fundo com tinta guache e, em seguida, desenharam as figuras em movimento, dançando no Carnaval, com a utilização da tinta nankin.

Semana que vem é o nosso Baile! Fiquem atentos às novidades!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *