Quarta-feira foi dia de receber a visita do Heitor dos Prazeres Filho aqui na Creche. Heitorzinho, como é chamado, veio acompanhado do filho, Duda Prazeres. Nos encontros, organizados nos dois turnos, as crianças entraram em contato com a história e um acervo para lá de interessante do compositor, cantor e pintor brasileiro.

A partir do ponto de vista de quem tem o Carnaval no sangue e o vive de forma tão íntima desde a infância, as crianças tiveram a oportunidade de se relacionar com esse evento tão popular no Brasil.

Na parte da manhã o encontro foi mediado pela professora de Artes, Clarisse, que o acompanhou no belo exercício de resgate da memória através de fotos do artista em meio a personagens ilustres do início do século XX, como Paulo da Portela, Cartola e Marçal. As crianças também viveram essa experiência apreciando e criando narrativas para uma série de pinturas do rico acervo da família Prazeres, como, por exemplo, nas telas em que um tintureiro aparece como figura central. O nosso convidado perguntava: “Quem tem roupa para lavar?!”, e elas respondiam “Eu tenho, moço!”, “Não tenho, não! Passa depois!”, criando as respostas dos outros personagens que compõem as obras.

À tarde, Hamilton Catette, professor de Música, acompanhou o encontro, chamando atenção para composições de sambas e marchinhas compostas pelo artista, as quais já vinha apresentando às crianças. A partir das imagens trazidas pelo nosso convidado, Hamilton ressaltou sobre os modos como as músicas eram ouvidas, como em LPs.

Em ambos os turnos, os encontros terminaram em baile, com direito a confete e serpentina. Ao longo da semana, foi possível observar a reverberação dos encontros nas falas das crianças: “Eu gostei da festa inteirinha”, disse uma. “Adorei dançar as músicas que ele tocou!”, disse outra que ouviu em resposta de uma terceira: “Dancei muito!”. Em outro diálogo disseram: “Eu amei as músicas e o tapete de confetes!”, “E eu joguei confete e serpentina!”. Todas tão contentes quando Heitor, criança de mesmo nome, orgulhoso falou: “O cantor do Carnaval tem o meu nome!”

Agradecemos imensamente à disponibilidade, carinho e dedicação com que Heitorzinho e Duda interagiram com as crianças. Sem dúvida essa energia e esses momentos ficarão marcados em nossas memórias.  

Comments are closed