Nos Grupos 3A e 3B uma nova rotina se desenha com a oficina da Kombotânica, mais conhecida pelas crianças como “encontrar a Rachel!”, bióloga que faz parte da equipe do nosso querido Antônio. Nesses encontros, alguns elementos, como, por exemplo, sementes, cascas, raízes e alimentos são selecionados para os Grupos, que são envolvidos por muitas curiosidades e experiências, como com o próprio nome Kombotânica: “O que é Kombotânica?”, pergunta uma criança, e Rachel responde: “A Kombotânica trabalha com plantas, terra, minhocas, plantio agroecológico…”.
Na última quinta-feira, Rachel apresentou para as crianças o crescimento de uma batata doce e falou sobre o que ela precisa para crescer de forma saudável. As raízes e folhas aparentes deixaram os pequenos intrigados, e fizeram com que tecessem vários comentários:
“Parece uma coisa estranha”, falou uma criança; “Eu não gosto”, disse outra; “Eu gosto de batata doce”, uma afirmou; “Ela tem filhotinhos!” emendou outra; “Tem que lavar para comer!”, exclamou uma delas; “Vamos comer a raiz?”, indagou outra.
E assim, seguiram curiosas sobre esse tubérculo que possui ótima quantidade de energia, rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e minerais, como o potássio e o magnésio.
Conhecendo uma variedade de legumes e verduras, bem como seus processos de germinação e desenvolvimento, ficam ampliadas as possibilidades de as crianças se sentirem seguras e empáticas a experimentar este e outros alimentos.
Comments are closed