Esta semana foi marcada pela caçada ao Saci e a interação com vários personagens que ocupam o imaginário das crianças como o Curupira, Boto, Iara, Mula-sem-cabeça. Brincadeiras tradicionais também foram vistas nos diferentes espaços da Creche.

No Berçário, a delicadeza tomou conta do ambiente. Uma criança se identificou com os personagens nos desenhos feitos pelas crianças maiores, observamos a apreciação feita por ela nos corredores da escola. Apontando, ela demonstrou interagir e “entender” a riqueza de detalhes neles contidos. De volta ao espaço do Berçário manuseou os mesmos personagens feitos artesanalmente com tecidos, apontando para os mesmos lugares que nos desenhos, como no olho do Saci.

A lenda “A Festa no Céu”, de Ângela Lago, foi apreciada pelas crianças do Grupo 2 embaixo de uma árvore na varanda dos Grupos 4 e 5. Fábula popular brasileira, instigou a curiosidade das crianças sobre a audácia de um jabuti em participar de uma festa só para quem voa. Uma das crianças falou: “Tem que ter asas para ir”. As brincadeiras de roda também foram o ponto alto da semana, mas a turma continuará dançando e cantando, através das pesquisas e vivências do tema atual “O Grupo 2 entrou na roda”.

Os pequenos dos Grupos 3A e 3B se articularam e prepararam armadilhas para caçar o Saci. Uma das turmas fez até um biscoito para atrair o menino peralta de uma perna só. As traquinagens ressaltadas permaneceram nas conversas das crianças por toda a semana. Uma experiência com água, vinagre e detergente chamou a atenção delas. Esses ingredientes misturados em um pote comprido com tampa, ao serem rodados, formam um redemoinho. Mágico!

As crianças do Grupo 4 fizeram desenhos de observação, ressaltando o olhar e aprimorando os traços para esses seres encantados. No espaço do Pátio Verde pudemos conferir a alegria das crianças brincando e resgatando algumas Cantigas de Roda.

O Grupo 5, além de desenhar, registrou o que sabe sobre as características dos personagens, como rezam as lendas. Brincaram com algumas músicas e a brincadeira “Escravos de Jó” desafiou as crianças a se organizarem de diferentes formas para acompanhar o ritmo, a movimentação e as regras do jogo.

A semana encerrou com mais atividades nos momentos de Artes. Algumas crianças se ofereceram para serem as modelos para o contorno de suas silhuetas, ou parte delas, que acabaram virando personagens, como Saci, Curupira, Iara, Boto, Mula, Boitatá e Lobisomem. A imaginação levou as crianças a experimentarem expressões e posições corporais a fim de que o contorno se parecesse com o personagem escolhido. Depois de contornados, os amigos se divertiram experimentando as posições. Vejam como foi!