A última quarta-feira foi um dia muito especial para as crianças do Grupo 5. Envolvidas com os preparativos para a peça de formatura, elas foram conhecer o Teatro Ipanema!

Assim que chegaram, foram recebidas pelo Ravi, administrador do teatro, que as conduziu pelos espaços de acesso ao público e pelos bastidores: Entrada, Bilheteria, Cabine Técnica (onde se operam a luz e o som), Plateia, Palco, Coxias, Camarins, Sala da Administração…

Na Plateia, elas descobriram letras e números nas cadeiras. Ao serem perguntadas para o que servem esses números e letras, uma delas respondeu: “É para a gente saber onde a gente vai sentar!”.

No Palco, se posicionaram para a Plateia e o Operador Técnico brincou com as luzes do teatro para que elas pudessem sentir um pouco da emoção de estar de frente ao público durante o espetáculo. Elas até arriscaram ensaiar uma canção da peça de formatura…

Já a Coxia, palavra bastante ouvida pelas crianças durante os ensaios, finalmente tomou forma e elas logo disseram: “Na coxia tem que fazer silêncio…”

Durante a visita, elas puderam observar toda a infraestrutura e organização para que um espetáculo possa acontecer e os profissionais envolvidos para isso: além do Administrador, o Bilheteiro, o Guarda, o Técnico operador de luz e som, Atores, Músicos, Diretor, Auxiliar de Serviços Gerais.

Ravi também contou um pouco da história do lugar onde funciona o Teatro Ipanema, pertencente à Prefeitura do Rio desde 2011: “Aqui antigamente era a casa onde morava um grande ator, o Rubens Correa. Aqui era a casa dele e depois ele transformou a própria casa em um teatro. Depois ele vendeu a casa e o terreno para uma construtora fazer um prédio, mas no contrato havia uma condição: ele só venderia se a construtora fizesse um teatro no térreo. E assim aconteceu”.

Após a visita, o Grupo observou os atores chegando ao teatro para se prepararem para a apresentação da peça “O Vira-Lata”. Enquanto aguardavam para assistir ao espetáculo, as crianças fizeram um piquenique no saguão com sanduíches preparados por elas na Creche. Cada uma escolheu os ingredientes que iria usar dentre os disponíveis: queijo minas padrão, peito de peru, alface, tomate e geleia.

A brincadeira de “Boca no forno” também entreteve os pequenos enquanto aguardavam o início do espetáculo.

Quando a peça iniciou, a agitação deu lugar à total atenção. As crianças ficaram com os olhos vidrados no palco, em toda a movimentação dos atores e dos músicos. A peça, quase em sua totalidade falada em uma língua inventada, exigia dos atores grande expressividade corporal e conquistou as crianças. A admiração pelo ator que interpreta o papel de um cachorro foi unanimidade entre elas.

Ao final do espetáculo, a diretora Ana Rosa Tezza e o elenco se sentaram na beira do palco para um bate-papo rápido com os espectadores. Ela perguntou: “O que vocês sentiram quando viram a peça?”. E uma das nossas crianças respondeu, emocionando a todos: “Eu senti beleza!”.

A peça “O Vira-Lata” terá mais cinco apresentações. Dia 05 de dezembro, às 11hs e dias 06 e 07 de dezembro às 11hs e às 16hs. Entrada gratuita.

Comments are closed