Na semana passada, Nábia, a nossa coordenadora pedagógica, fez um intercâmbio para lá de interessante com 4 escolas em Curitiba. Cidade escolhida por ser a sede das Cidades Educadoras do Brasil e também ser considerada a cidade mais ecológica do Brasil, é cheia de parques com muita natureza.

A Escola Municipal de Sustentabilidade, um projeto conjunto das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente, foi uma das selecionadas para essa experiência. Uma área verde regenerada naturalmente, após ter sido utilizada – desde 1947 – para exploração de granito. “Foi uma experiência e tanto andar pela trilha e sair em um lago imenso. A edificação foi toda planejada de forma sustentável e as educadoras da escola nos sensibilizaram para um sentimento de pertencimento ao mundo e que sempre é possível haver diferentes formas de resgate”.

As outras três escolas mantém as suas identidades desde a sua criação, como o Jabuti. Entendem a educação não como um resultado a ser entregue para as famílias, mas um processo vivido cotidianamente. Segundo as ideias de Dewey, “a educação não é uma preparação para a vida, é a própria vida”.

“Estas escolas, como nós, possuem um olhar mais humanizado, estão na contramão do trabalho pedagógico sem sentido. Entendem e defendem a função da escola não apenas para aprender, mas para socializar e compartilhar valores, tão fundamentais nos dias de hoje. Espaços que oferecem diversas experiências para que as crianças possam construir seu papel de cidadãos, para seguirem aprendendo ao longo da vida”.

“Esta imersão nas experiências do intercâmbio me fez acreditar que estamos no caminho certo. Cada vez mais temos que educar para a sustentabilidade da vida”.