As professoras do Grupo 2, Simone e Janayna, organizaram o espaço de uma das salas para as crianças brincarem de uma forma diferente. Com a ajuda de um Data Show, desligaram as luzes do ambiente e, “tcharam”, a luz do projetor começou a refletir o movimento das crianças na sala.

Ao perceberem a própria imagem refletida, começaram a dançar, a se aproximar, se afastar. E nesse momento, ao se afastar da tela, uma criança disse: “Eu sou grande”; e, quando se aproximou concluiu surpreso: “Eu sou pequeno!”. Arte milenar surgida no sudeste da Ásia, luz e sombra são recursos que ampliam a compreensão de ser grande e pequeno, de estar perto e longe. Tudo isso como algo que é do domínio das próprias crianças.

Muitas outras experiências aconteceram, como as imagens de brincadeiras feitas com os movimentos das mãos. As professoras contaram a história do Chapeuzinho Vermelho trazendo o lobo, o caçador e a Chapeuzinho nesse diálogo entre luz e sombras.

E não parou por aí… Ao som dos grupos Barbatuques e Tiquequê, os pequenos balançaram o esqueleto, literalmente.

 As crianças fecharam a tarde com muitas descobertas. Foi uma grande diversão!!

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