Os novos temas estão movimentando o dia-a-dia do Jabuti. Novos interesses e pesquisas têm sido demonstrados pelas crianças e acompanhados de perto pelas professoras, que observam e dão suporte para que trilhem e ampliem seus caminhos de descobertas.  

Os bebês do Berçário finalizaram o tema “A rotina do Berçário” e estão mergulhando no universo sonoro através do tema “Que som é esse?”. Maria Eduarda, professora do Grupo, percebe uma grande curiosidade da turma com os sons: “Elas fazem uma pausa quando ouvem algum som. Quando escutam o som do portão da escada, algumas se encaminham para a porta para ver quem está chegando ou passando. O som do montacarga, da porta, os sons da rua, do avião, o canto dos pássaros, dos brinquedos… Eles prestam muita atenção em todos os sons.”, nos conta. 

A partir desse interesse, algumas propostas têm sido feitas com os bebês, como a pesquisa com materiais a partir da matéria de que são feitos, como canecas de alumínio, carretéis de plástico, plástico bolha e colheres de madeira, por exemplo. A leitura do livro “Trim. Um barulho da casa”, de Liliana Iacocca e ilustração de Alcy, junto com a oferta de telefones foi bastante apreciada pelos pequenos. A interação com tudo ao redor ganha mais uma camada de atenção e intenção de pesquisa, como a água do banho, os sons do corpo, da boca, as músicas trazidas pelo professor Hamilton… 

O Grupo 1 encerra o tema “Shhh! O Grupo 1 tem um plano!” e inicia o tema “Construir e desconstruir”, escolhido a partir de observações feitas pela professora Mariana: “Ao organizar a Sala para receber as crianças, preparei uma proposta com peças de encaixes. A primeira criança se aproximou e iniciou a construção de uma torre (fala dita por ela). Aquelas peças de montar chamaram atenção de cada criança que chegava na Sala e uma a uma se aproximavam e colaboravam de alguma forma com aquela construção, umas segurando a torre para não cair, outra apenas observando, outras selecionando peças para serem encaixadas.”

A torre foi ficando cada vez mais alta até o momento em que algumas crianças, não alcançando o topo, pediram a ajuda da professora para continuar a acrescentar mais peças, enquanto outras ficavam segurando a estrutura para não cair. Mas ela caiu e, com a queda, vieram junto as gargalhadas. Construir, derrubar e gargalhar: a brincadeira estava apenas começando. A partir desse evento, iniciou-se um movimento espontâneo de seleção de materiais não estruturados e estruturados para compor esse brincar de construir e desconstruir, definindo, assim, esse novo tema de pesquisa. 

O Grupo 2 se despediu do Circo, que foi esticar sua lona em novas paragens, mas que alimentou em cada uma das crianças o gosto pelos movimentos, músicas e cores. Com esses interesses, a turma inicia o tema “O Grupo 2 entrou na roda”, com o objetivo de ampliar as pesquisas através do resgate de cantigas de roda.  

As crianças começaram cantando e dançando “Atirei o pau no gato” e, a partir daí, se alimentaram também esteticamente com as obras dos gatos do artista brasileiro Aldemir Martins, fazendo pinturas de observação de algumas imagens. 

“Ciranda cirandinha” e “Se essa rua fosse minha” são outras cantigas vivenciadas pelo Grupo. Em roda de conversa sobre essa última cantiga, a professora Simone perguntou: “Se essa rua fosse sua, o que você gostaria que tivesse?”. “Carro”, respondeu uma, “Flores coloridas”, respondeu outra, “Uma rua colorida, uma rua rosa, uma rua vermelha…”, disse uma terceira, “Um teatro!”, falou outra.

Com as pesquisas sobre os dinossauros no tema “Brincando com os dinossauros”, as crianças do Grupo 3A tiveram uma rica conversa com o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli e constataram: “Existe mesmo paleontólogo!”. A partir daí começaram a falar das profissões dos pais: 

“Minha mãe é médica de cabeça.”

“Minha mãe tem uma profissão que lê muito e escreve.”

“Meu pai é verdadeiro, ele cuida de animais. Veterinário? Ah é, veterinário.”

“Minha mãe corta a barriga das pessoas: ela passa um negócio na barriga, pega uma coisa assim e corta a barriga das pessoas.”

Com esse movimento começaram a pesquisar sobre as profissões e iniciaram uma série de entrevistas com os profissionais da Creche, entrevistas que se estenderão aos familiares da turma. 

O Grupo 3B, depois de pesquisar a formação e as consequências de alguns fenômenos naturais, está envolvido com construções. “O que posso construir?” e “Como posso construir?” são as perguntas geradoras de muitos projetos que estão sendo organizados pelas crianças. 

O tema foi pensado a partir de muitas observações em Sala e, quando foi sugerido ao Grupo, as crianças aceitaram na hora e o nomearam de: “Sala de construtores”.

Em breve, teremos a visita de um arquiteto para compartilhar com as crianças algumas de suas experiências sobre organização e construção.

O Grupo 4 está encerrando o tema “Rio de Janeiro: as belezas e o funcionamento da cidade maravilhosa”. A partir de uma tarefa de casa na qual falaram sobre seus endereços, as crianças, em roda de conversa, identificaram os bairros onde moram e pesquisaram sobre a história de alguns deles (Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Catete e Jacarepaguá) e começaram a fazer um jogo de percurso sobre a cidade. 

O interesse por jogos e esportes têm se mostrado grande pelas crianças e o novo tema, ainda em definição, tende a seguir o caminho de pesquisas sobre a origem e história dos esportes e dos Jogos Olímpicos.

As crianças do Grupo 5 estão encerrando o tema “Brincando de ler e escrever”, através do qual, pesquisaram diferentes portadores de texto, analisando as características e construindo um texto de autoria de cada tipo. 

O tema culminou com a criação de um jogo de percurso e, foi função da turma, elaborar as regras do jogo. O interesse e o empenho na produção desse jogo foram tão prazerosos que impulsionaram para novas criações de jogos, definindo, assim, o próximo tema, ainda sem título.

Muitas novidades estão por vir. Fiquem atentos que compartilharemos tudo com vocês! 

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