Semana passada, as crianças do Grupo 3A conheceram a Pitaia, fruta nativa da América Central, trazida pela Raquel, da Kombotânica. Na ocasião, Vavá compartilhou com a turma que tinha um pé desse cacto plantado em seu quintal. Esta semana, a professora trouxe uma muda para plantar junto com o Grupo e mostrou fotos e curiosidades sobre a flor, que se abre apenas uma vez, das 19hs às 10hs.

Na quarta-feira, as crianças plantaram o cacto em nossa Varanda e estão acompanhando o desenvolvimento da planta. Na sexta pela manhã, elas foram com lupas, câmeras e telefones verificar se o plantio havia resistido à forte chuva de quinta-feira à noite – e sim, resistiu felizmente – quando foram avisadas pela Nábia de que havia uma mariposa no Pátio de Areia.

Imediatamente, o Grupo, que já possui uma grande pesquisa sobre insetos desde o Grupo 2A, se dirigiu ao Pátio para observá-la.

“Ela está viva?”, perguntou uma das crianças.

“Eu fiz ‘Ubu! Ubu!’ e ela preparou para voar!”, contou outra.

“Eu pensei que ela estava morta e que alguém tinha pisado!”, falou uma terceira.

“Gente! Gente! Quero falar! Eu não sabia que tinha uma mariposa na Creche!”, quis compartilhar uma das meninas.

“Eu tirei muitas fotos!”, afirmou um dos meninos.

Apontado para a mão e mostrando para uma amiga, uma das crianças exibiu sua pesquisa em um celular imaginário: “Olha aqui o que eu pesquisei: quando está no chão ela fecha as asas e quando está no céu ela abre!”.

Clarisse, que acompanhou esse momento, dividiu com a turma uma música de Adoniran Barbosa, “As Mariposas”, que costumava cantar junto com nossa saudosa Gil.

O Grupo voltou para a sala curioso: “Ela pica?”, disse um. “Ela dá uma ferroada!”, disse o outro. “Ela não pica, não!”, retrucou um amigo. Agora as crianças estão empenhadas em realizar mais pesquisas sobre este inseto. Vamos ficar atentos às novas descobertas!

Comments are closed