Desde maio envolvidas com o tema “As palavras e seus significados”, as crianças do Grupo 5 têm passado por momentos de muitas transformações. Palavras, sentimentos e situações são vistos e vivenciados por novos prismas e ganham novos significados. Como lidar com a perda, com a saudade? Como lidar com a presença da ausência, com lembranças ainda tão fortes e vivas? Como lidar consigo, com o Grupo, com uma nova professora?

A rotina, tão importante, organiza e estrutura o cotidiano, sendo o porto seguro para tantas travessias. Apoiadas nela e na relação de confiança com a equipe e seus pares, as crianças têm desenvolvido a segurança necessária para administrar e criar internamente recursos que as ajudem a lidar com as situações e questões da vida.

Seguindo esse movimento, essa semana a turma vivenciou dois momentos importantes para ressignificar imagens, músicas, ações e sentimentos.

No Ateliê, a proposta foi elaborada junto com a turma, acolhendo um desejo especial de uma das crianças. Com a imagem de uma Flor rosa muito especial em mãos, ela pediu: “Eu quero que todos os amigos façam uma flor como essa. Bem grande e bonita. Não precisa ser rosa, pode ser colorida de todas as cores: amarela, laranja, vermelha, azul, verde. Mas tem que ser muito bonita.” Os amigos apoiaram a ideia de imediato e se empenharam em suas criações. As pinturas ficaram lindas e repletas de significado. Estão expostas na sala como um abraço simbólico.

Junto com a Kombotânica, quem ganhou novos significados foi o Maracujá, do tupi “mara cuya” (alimento na cuia), esse fruto nativo que encanta pela beleza de suas flores, seu aroma doce, sabor azedinho e refrescante. Na quinta-feira, as crianças puderam sentir seu cheiro, observar suas sementes e conhecer suas flores.

A escolha da planta foi uma homenagem à querida professora Gil, de quem nos despedimos há algumas semanas. Gil era alegre, amava as plantas e a música, em especial as do professor Hamilton, sempre sensíveis e cheias de natureza. Com Gil, o Grupo 5 se divertiu ensaiando “Meu pezinho de maracujá” para a Festa Junina deste ano. Durante a Oficina de Kombotânica, elas cantaram com carinho essa canção em memória da professora. Junto com a cantoria, plantaram juntas dois pezinhos de maracujá em frente à sala e cada uma semeou uma sementinha para levar para casa, cuidar e ver crescer. Uma oportunidade de observar e se perceber Natureza, com suas matérias, ciclos e transformações.

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