O interesse das crianças do Grupo 4 por meios de transporte, bombeiros, polícia, carros equipados para conserto de postes de energia elétrica é grande! A partir da observação de brincadeiras e conversas entre elas, as professoras Fernanda e Amanda fizeram uma proposta ao Grupo que aceitou de imediato: “E se a gente pesquisar como esses serviços essenciais ajudam a cidade a funcionar?”.

Em rodas de conversa, as crianças compartilharam o que já sabem sobre o assunto e falaram: “O Bombeiro ajuda a resgatar pessoas de prédios e a apagar incêndios.”, “A Polícia ajuda a proteger as pessoas.”, “Na rua tem também a Guarda Municipal e a Segurança presente para proteger as pessoas.”, “A ambulância leva pro médico pra saber se a pessoa está bem e se ela não estiver, tem que ficar no hospital.”, “Na farmácia as pessoas compram os remédios que o médico passa.”. A partir das falas e de nutrição estética com imagens e músicas, como “Cidade Maravilhosa” e “Do Leme ao Pontal”, o título foi escolhido: “Rio de Janeiro: as belezas e o funcionamento da Cidade Maravilhosa”.

Na última terça-feira, a turma se reuniu para ver um vídeo sobre o funcionamento do Metrô Rio, desde a entrada em uma Estação, passando pelo carregamento dos cartões Giro e RioCard, embarque e desembarque. Vários pontos ganharam a atenção das crianças, como por exemplo o vagão feminino. Ao observar uma imagem desse vagão com o símbolo de uma boneca rosa e um “M” do Metrô, uma crianças falou: “Olha, é o ‘M’ de Menina!”.

A máquina de validação de passagem e os cartões do RioCard também foram um grande atrativo para o Grupo. Amanda e Fernanda pegaram seus cartões e as crianças os compararam, observando a presença de símbolos e diferentes numerações que identificam a quem pertencem. Jacqueline imprimiu uma máquina de validação que foi afixada na parede da sala e as crianças têm brincado de pagar passagem, seja com cartão ou em dinheiro!

Iremos acompanhar as pesquisas do Grupo e em breve compartilharemos mais descobertas!

Comments are closed