Esse é o novo tema do Grupo 3B sobre Fenômenos da Natureza. Ele nasceu de uma pergunta feita por uma das crianças a partir da observação do céu: “Será que vai chover hoje?”.
A partir da indagação, os amigos começaram a conversar sobre o assunto, que passou a ser constante ao longo dos dias.
Observando o céu, as nuvens, a luminosidade, as crianças começaram a levantar perguntas e compartilhar hipóteses de acordo com o conhecimento que já tinham, como: “Vai chover porque está ventando!” ou “Quando chover vai dar trovão!”.
Em uma das conversas, surgiram as hipóteses sobre os raios, de que eles iriam bater na casa, no prédio, na Creche… A professora Janayna, então, mostrou ao Grupo o para-raio, explicando como ele protege as moradias.
Com o auxílio do computador e de livros, a curiosidade pelos raios foi intensificada, a pesquisa foi ganhando novas camadas e outros Fenômenos Naturais foram surgindo: terremotos, tsunamis, arco-íris, trovões. As crianças descobriram que o raio não tem som, só o trovão, e exploraram os sons dos trovões com a voz.
A seção Clima Tempo do jornal tem sido consultada diariamente e as crianças, com olhos e ouvidos atentos, acompanham a temperatura e o clima local. Vivenciar e observar as variações do clima durante o Outono tem sido uma experiência enriquecedora.
Pinturas, desenhos, arco-íris com papel crepom, vulcão de argila, exploração do corpo, da voz e muitas brincadeiras são linguagens e expressões que têm participado da construção desses conhecimentos.
Em breve os vulcões feitos em argila serão base de uma experiência científica! Iremos acompanhar! Aguardem as novidades!
Comments are closed